fevereiro 10, 2014

** Dentadura NUNCA MAIS **

Essa era a chamada pra um propagando ** ENGANOSA ** que eu vi no facebook.
Incrível como as pessoas são inocentes e se deixam enganar tão facilmente!
Nessa propaganda pública numa página do facebook,  uma clinica dentária promove o implante e faz parecer que a pessoa, após optar por ele, nunca mais vai usar dentatura na vida... e todo mundo fica louco , perguntando quanto custa! 

Um dos textos de maior sucesso aqui no blog da Tin é esse : Mistérios sobre a Dentadura que voce deveria saber.
Nessa publicação, eu tento fazer as pessoas perceberem justamente isso, que uma vez que se usa uma prótese,  sempre usará uma prótese, isso não vai mudar nunca. E, também que a boca de cada um é única e , por isso mesmo, comparações e expectativas são diferentes. O que serve bem para um, não significa que servirá para outro.

Mas, uma das piores coisas dos últimos tempos, tem sido essa gente que trabalha VENDENDO implante. Eles parecem esquecer que são profissionais da saúde bucal e viram vendedores,  prometem coisas e contam mentiras, o importante é fazer dinheiro.
E, impressionante como as pessoas se deixam enganar!

 
via

Presta atenção pessoal, vou falar mais uma vez e, com conhecimento de causa, pois sou protética de profissão, quero dizer , EU sei fabricar dentaduras, entre outras próteses.
Tudo, absolutamente tudo, que vai em seu corpo e, que não nasceu em voce, é um tipo de prótese.
Portanto, quando voce faz um implante, os pinos metálicos que são fixados no osso de sua boca, já são próteses e, ali não vai nascer dente de novo não ... então, para ter dentes novamente só tem um jeito: prótese!
No caso de uma pessoa que não tem nenhum dente na boca e, pensa em fazer um implante, ela vai implantar uma porção de pinos metálicos que serão a ancoragem de uma futura DENTADURA.
Certo que essa dentadura será confeccionada de uma forma que voce não esta acostumado(a) a ver mas, ainda assim será uma dentadura.
O que difere essa dentadura da tradicional é o fato de, agora no sistema novo de prótese sob implante, ela ser totalmente parafusada na boca do paciente, o que torna impossível para o mesmo a retirada da prótese da boca.
Eu costumo dizer que, isso não foi grande coisa no avanço da técnica, opinião minha , claro!
Se por um lado ela se tornou fixa na boca, por outro lado  eu acho muito anti-higiênico para certos pacientes.
Verdade seja dita, a pessoa vai ter que passar fio dental e escovas de dente especiais para fazer a correta higienização da boca e dentadura e, a maioria não faz!
Tem também o detalhe , cada paciente que implanta, tem que comparecer ao dentista periodicamente para fazer a manutenção. Ou seja, pagar por ela em primeiro lugar e, ir lá para 'limpar' tudo, porque senão imagina como fica a boca de certas pessoas?
Se voce tem estômago sensível, melhor não imaginar.
* Eu , particularmente, acho melhor a técnica anterior onde, a prótese era fixada em barra metálica e clip de encaixe , o que tornava possível ao paciente a retirada e  higienização por ele próprio.

Infelizmente, poucas pessoas estão aptas a receber uma prótese dessas no que diz respeito aos cuidados e higienização. Mas, ainda assim, não dá para descartar os benefícios que o sistema traz quando se trata de prótese inferior , as dolorosas 'dentaduras de baixo'.
A fixação dos implantes permitem um certo conforto para o paciente, principalmente a parte inferior da boca que, costuma sofrer muito com os machucados causados pela 'dança' da dentadura quando o paciente não tem gengiva retentiva, o que acontece em 98% da população.
Mas, sinceramente eu não entendo o frisson causado pelo implante da prótese total superior, principalmente porque , em geral, as próteses superiores não costumam dar trabalho, salvo quando a gengiva superior é tão ruim que não há fixação da dentadura, o que justificaria um implante  ... Mas, o paciente costuma fazer porque o dentista o convence, independente do caso. O dentista 'vendedor '  diz: é ótimo, voce  NUNCA MAIS vai usar dentadura.

via

via

Voltando ao começo, acho uma falta de vergonha na cara quando o profissional vende a prótese de modo desonesto. Melhor seria falar que usando implante ele teria uma fixação de 100% , NUNCA MAIS teria que usar nenhum tipo de fixador para sua dentadura e, teria um resgate das sensações palatais, já que o céu da boca ficaria livre. Mas, deveria avisar que é dentadura sim ( ou qualquer que seja o tipo de prótese) , que ele tem que ter uma higienização 100%  se não quiser ter mau hálito e passar vergonha e, que haveria um resgate da confiança, já que a prótese não sai do lugar.
Agora para VENDER  as pessoas falam qualquer coisa e, como tem gente inocente nesse mundo ... dá dó!



10 comentários:

  1. Olá minha amiga.
    Artigo muito interessante este que pode ser esclarecedor para quem está a pensar em colocar implantes, uma vez que a Cintia sabe do assunto visto ser uma profissional do ramo. Para mim, que tenho andado indeciso entre colocar dois dentes fixos ou continuar a usar a prótese acrílica, veio mesmo a calhar.
    Desejo-lhe uma ótima semana!
    Beijinho.
    José Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só meu amigo, não sou contra os implantes, de forma nenhuma!
      Mas, contar mentiras para vender o trabalho e picaretagem.
      Fui a tal página e fiz uma pergunta assim :
      - ** DETADURA NUNCA MAIS** ... E ISSO AI QUE FICA SOB O IMPLANTE É O QUE?

      Veja o que me responderam:
      - São Implantes em titânio Cintia Fumagalli, são eles que simulam as raizes dentais, e suportam a prótese.O mais próximo de uma terceira dentição. Abs

      OU SEJA, de maneira nenhuma assumem que a prótese é uma DENTADURA, só dão destaque para o implante.

      Claro que eu fui responder, porque acho um desaforo. Escrevi em resposta:
      - Sim colega e, não discordo mas, a dentadura continua lá, não é mesmo? Falando assim parece até que a pessoa não vai mais usar dentadura. Voces entenderam meu ponto, tenho certeza. Abs

      Mas, quanto a voce , o implante para seu caso, seria bem interessante. O seu caso não é o mesmo que uma dentadura amigo e, os cuidados de higiene são os mesmos que para seus dentes. Por sua conta. Vale a pena!
      Beijinho e boa semana e obrigada por comentar, às vezes penso que as pessoas tem medo de fazer isso por aqui...rs

      Excluir
    2. pessoal cada um vende seu peixe,
      isso é coisa velha.
      pergunte ao seu profissional dentista honesto que te trata há muito tempo; e aí pronto acabou a dúvida!

      Excluir
    3. Vender sardinha como anchova é enganar a mesma coisa,é crime!!!

      Excluir
  2. Elias, infelizmente pessoas se deixam seduzir por propaganda e , vender o peixe não é o problema.
    Mas, casos assim são comuns e, é crime sim. Há o código do consumidor e a propaganda enganosa é crime.
    Sabe que, não havia comentato isso ainda mas, eu andei indo lá e deixando minhas mensagens, no final fui obrigada a dizer que eu era da área e, o que eles estavam fazendo era errado, coincidência ou não, mudaram a propaganda e, o 'slogan' mudou também.
    E, voce esta correto, pergunte ao seu profissional de confiança.

    ResponderExcluir
  3. tem dentaduras de varios materiais e preços qual é a melhor qual vc recomenda obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !
      Olha, eu não recomendo , simplesmente porque não cabe a mim faze-lo. A recomendação de qualquer trabalho deve ser antes analisado por um profissional, nesse caso, o cirurgião dentista. Mas, digo que o paciente deve sim, procurar um profissional de sua confiança e, na falta dele, procurar mais que uma opinião antes de fazer qualquer prótese.
      De qualquer forma, dentaduras não são de vários materiais como alguns dentistas apresentam, na verdade, o que muda de uma para outra seria: a qualidade dos dentes usados e/ou o sistema de fixação , digo tradicional ou implante.
      No resto, a dentadura é feita com o mesmo material e o que muda é a cor, que nada mais é do que pigmento e, um não é melhor que o outro.
      Tenho apenas que dizer que há uma prótese , que pode ser dentadura ou ponte móvel, confeccionada com um material plástico diferente do acrílico , que atualmente se vende com o nome de prótese flexível ... o que na verdade, nem é flexível como o nome deixa imaginar .
      Portanto, não há ' vários materiais' , são apenas dois distintos , mas os preços sim, esses são vários.
      Obrigada por visitar.

      Excluir
  4. Então suponhamos que a pessoa ainda tem dentes, alguns, mas têm "de certa forma -a raiz"... porém os mesmo são pivôs e uma ponte móvel que substitui a falta de alguns dentes (dos fundos e laterais) e que esta já machuca a boca da pessoa (ou seja mesmo ao passar dos anos ainda tem incomodo com a móvel),
    Daí devido a questão de tempo, precisa retirar (extrair) também e agora esses pivôs e logicamente a prótese que estava para compensar a falta dos outros dentes. Neste caso, seria melhor a pessoa - que deverá extrair os dentes - Colocar uma dentadura e só? Ou extrair os dentes e colocar, mesmo q use uma dentadura provisória, mas queira implantar com enxerto de osso?
    "Pois apesar de tudo um dia, a maioria, terá que usar uma dentadura".
    Porem para algumas pessoa o fato de ter que usar uma dentadura, já que ha pouco tempo ainda tinha dentes, costumam deixar a pessoa até depressiva... E ainda tem aquelas que não usam gengivas (implantes sem gengiva ou individual). Neste caso qual seria a sua "real"opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Olha, eu entendo o que voce diz mas, não posso te ajudar em nada... o caso é, minha real opinião sobre o assunto é que, ainda com base nessa publicação que, nenhum profissional decente deve dar a ilusão para um paciente que, caso ele faça um implante, ele "NUNCA" mais usará prótese, seja de que tipo for. Qualquer uma delas "É" prótese. E, no caso da falta de todos os dentes, "É" uma dentadura, sob implantes ou sobre a gengiva sem implantes com ou sem palato ( céu da boca).
      Agora, com relação as suas dúvidas, para saná-las, voce tem que procurar um dentista especialista em prótese ( e/ou prótese sob implante) e, mediante analise clínica e até mesmo exames específicos, ele vai te dar orientação do que é melhor para seu caso.
      Eu costumo dizer das coisas que eu tenho total conhecimento , sem nenhum receio , simplesmente porque é com base na ciência do meu trabalho. Mas, qualquer procedimento clínico , quem pode te dar explicação e esclarecer dúvidas é o clínico, nesse caso o dentista e, somente mediante a avaliação e estudo de seu caso.
      Desculpe não poder ajudar , a única coisa que posso dizer é que voce , se não estiver seguro do profissional, consulte outros até achar um que lhe dê total segurança para decidir.
      Abraço

      Excluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails